O Portal da pedra natural BGH – Brazilian Granite Hub, apresenta os resultados das exportações brasileiras do primeiro semestre do ano de 2019.

As exportações brasileiras de rochas ornamentais como granito, mármore e ardósia, entre outras, no primeiro semestre do ano de 2019, alcançaram o montante de US$ 490.551.319. O valor registrado demonstra certa estabilidade do mercado que obteve cifras similares no semestre anterior, salvo algum aumento nas exportações de blocos e chapas de mármore.

Quando comparados os resultados do primeiro semestre de 2019 com os obtidos no mesmo período de 2018, cuja cifra foi US$ 457.148.853, observa-se um pequeno aumento do total exportado. A variação positiva se relaciona com o incremento das exportações de itens como chapas e blocos de mármore. Cabe destacar que o aumento nas exportações desses itens vem sendo observado durante os últimos períodos.

ANTT reúne transportadores de cargas do ES para tratar sobre projeto-piloto

Representantes dos Transportadores Rodoviários de Cargas do Espírito Santo estiveram reunidos em um encontro promovido pelo superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros – SUPAS ANTT, para tratarem sobre a tecnologia rodoviária – Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). O Espírito Santo foi o estado escolhido para testar a iniciativa e o setor de rochas é um dos voluntários nesta fase do projeto.

Os primeiros veículos já receberam o TAG e diversos pontos de leitura já foram instalados. A nova tecnologia será testada pelos próximos meses e permitirá a unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de cargas no país. Segundo a ANTT, haverá uma integração dos diversos bancos de dados dos sistemas governamentais de controle de transporte de cargas, veículos e motoristas. A utilização dessa ferramenta eletrônica de monitoramento diminuirá o tempo das viagens, aumentará a segurança e facilitará a logística de transporte de cargas em todo o país.

BGH-Brazilian Granite Hub está sempre informando e levando conteúdos de interesse para toda sua comunidade BGH. Para saber mais e continuar informado conosco, abaixe o nosso Anuário desde o Portal BGH.

Fonte: Sindirochas