Apresentamos informações de destaque em relação às exportações de rochas ornamentais brasileiras no ano de 2018. Somando as exportações de blocos de granito e mármore, chapas de granito e mármore, bem como outros tipos de rochas como a ardósia, as exportações brasileiras alcançaram, no ano de 2018, a cifra de US$ 992.548.146.

Apesar de os números alcançados em 2018 serem menores do que o mercado brasileiro conseguiu exportar no ano de 2017, registrando uma queda de -10,38%, o Brasil continua na 4a posição no ranking mundial de países produtores de pedras naturais. A queda deveu-se principalmente ao menor número de chapas de granito e mármore exportadas no ano de 2018. Por outro lado, houve um incremento significativo nas exportações especificamente de blocos de mármore.

Em relação aos principais destinos das rochas ornamentais brasileiras, o cenário continua igual. Os principais países compradores são: Estados Unidos, China e Itália. Também é mantida a dependência que o mercado brasileiro possui das importações dos Estados Unidos, país que importa principalmente chapas de granito.

O mercado brasileiro está confiante em retomar o crescimento da produção e incremento das exportações, fato que já pôde ser observado no último trimestre do ano de 2018, quando registrou-se um aumento nas vendas de pedras naturais quando comparado ao restante dos outros trimestres desse ano.

Fonte: Sindirochas